Acerola, fonte de vitamina C

Você provavelmente não ouviu muito sobre isso, mas a acerola é uma fruta exótica que contém nutrientes essenciais para a saúde. É um produto cultivado na América Central, caracterizado pela sua cor vermelha forte e seu baixo teor de energia, mas especialmente por sua riqueza em vitamina C. 

Acerola, vitamina C contra resfriado

A acerola é um alimento com baixo conteúdo energético e pouco representativo em termos de macronutrientes, uma vez que a presença de proteínas, carboidratos e gorduras nessa fruta é escassa. No entanto, contém uma série de substâncias que podem trazer benefícios para a saúde. Essa fruta se destaca principalmente pelo alto teor de vitamina C, carotenóides e taninos, o que a torna um aliado do sistema imunológico e da função cardiovascular, muito fácil de ser encontrada nas principais distribuidoras de açai de todo o Brasil.

Quando se trata de vitamina C, o primeiro alimento que geralmente vem à mente é a laranja. Pois bem, a acerola tem um teor desse nutriente 30 vezes maior do que qualquer cítrico. A vitamina C, além de ter funções antioxidantes, é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico.

A ingestão regular dessa substância contribui para reduzir o risco de contrair infecções respiratórias, como o resfriado comum. Além disso, grandes doses de vitamina C reduzem a duração desse tipo de infecção viral. Pode até ser útil na prevenção ou tratamento de certos tipos de câncer, junto com a farmacologia prescrita.

Veja também

O poder antioxidante da Acerola

A vitamina C pode atuar como antioxidante em certos processos fisiológicos. Porém, a acerola possui outros nutrientes que também desempenham essa função. Estamos falando de carotenóides, formas dietéticas de vitamina A que estão envolvidas no funcionamento adequado de muitos órgãos diferentes. Um exemplo é seu papel na prevenção da degeneração macular.

Como se não bastasse, a acerola é uma fruta rica em taninos . Esses polifenóis, característicos da uva, têm uma capacidade cardioprotetora marcada. Seu consumo regular está associado à redução da lipoproteína LDL, o que tem efeito positivo na redução do risco cardiovascular.

Eles também são capazes de afetar positivamente o funcionamento de outros órgãos do corpo, reduzindo marcadores associados ao diabetes e doenças metabólicas.

É hora de introduzir a acerola na sua dieta

Como vimos, a acerola é uma fruta rica em nutrientes antioxidantes. Seu consumo não só estimula a função imunológica, mas também tem um efeito positivo na saúde cardiovascular e visual. Por este motivo é um alimento adequado para introduzir numa dieta variada. Graças ao seu baixo teor calórico, é adequado para fazer parte de qualquer plano alimentar que tenha como objetivo a redução do peso corporal. Possui também um alto percentual de água, o que o torna um meio de garantir um correto estado de hidratação, principalmente no verão.

Embora seja raro encontrar essa fruta em sua versão natural nos supermercados europeus, é uma excelente opção usar sua polpa congelada para fazer tigelas e smoothies. Desta forma, é possível combinar este alimento com outros produtos que completam a sua contribuição, podemos obter um resultado final mais completo em termos de teor de macronutrientes.

Então, você sabe, é hora de começar a desfrutar dessa deliciosa e saudável fruta rica em vitamina C, a Acerola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Solicite Seu Orçamento Aqui